domingo, 30 de outubro de 2011

Cine Mais UFS: reposição de aula

Conforme combinado, vamos contar uma exibição do Cine Mais UFS como reposição de aula. Até dezembro serão exibidos três documentários (ver programação abaixo), mas sugiro especialmente a audiência do filme desta semana, pela oportunidade de conhecer e debater um importante docudrama feito no Brasil dos anos 1970. Proponho e recomendo, inclusive, que o trabalho de análise fílmica (segunda avaliação da disciplina), seja feito sobre este filme.

Lembro que as exibições do Cine Mais UFS acontecem sempre às quintas-feiras, na Sala de Projeção (101 da Didática 6), às 17h. A programação completa pode ser vista em http://cinemaisufs.org/blog/

03/11 - Iracema, uma transa amazônica (1974),de Jorge Bodansky, Orlando Senna e Wolf Gauer

SINOPSE - Pequena obra-prima do cinema brasileiro. Em 1974, em contraste com a propaganda oficial da ditadura, que alardeava um país em expansão com a construção da Transamazônica, uma câmera sensível revelava os problemas que essa estrada traria para a região: desmatamento, queimadas, trabalho escravo, prostituição infantil. Misturando documentário e ficção, o filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande, emblemática da realidade brasileira. Iracema permaneceu proibido pela censura durante seis anos. Nesse período, ganhou prêmios em festivais internacionais e, em 1980, quando liberado, foi o grande vencedor do Festival de Brasília.

10/11 - Documentário Cantos da Mangabeira

01/12 - Documentário Pacific

Nenhum comentário:

Postar um comentário